ROBÔS DO MAL, DIREITO DE REPARO E +: EuTestei News — Semana 32

Stella Dauer
Canal EuTestei
Published in
9 min readAug 24, 2021

--

Hoje são 8 notícias com um bônus! Novidades sobre robôs, e-Sports no Brasil, mudanças profundas acontecendo na internet e ele, o 5G no Brasil. Ajude o EuTestei compartilhe e comente as notícias!

–“Nossa, como você sabe de tanta coisa legal? Que inteligente!”
– “Oras, eu soube disso no EuTestei News, deixa eu te passar aqui o link”.

É é exatamente isso aí que vai acontecer! Depois me conta como foi. Estamos no YouTube, no Instagram e em podcast no seu agregador favorito. Me segue! E me segue também no TikTok, eutesteibr, o conteúdo lá é mais rapidinho. Vamos pras notícias!

e-Sports regulamentado e nas Olimpíadas?

Estados avançam em leis para eSports em meio a indefinição em Brasília
Olimpíadas 2024: Intel quer eSports em próximos ciclos olímpicos
Mercado de eSports se manifesta contra regulamentação do cenário no Brasil

Já a alguns anos a regulamentação dos esportes eletrônicos é discutida no meio político. Enquanto alguns estados brasileiros já aprovaram leis próprias oficializando a existência dessa profissão como um esporte, permitindo a criação de bolsas e incentivos, muita coisa ainda tem problema.

O senado até tentou começar algo oficial, mas rolaram algumas discussões bizarras. Um senador, por exemplo, queria impedir que jogos violentos fossem vistos como profissionais, com formação de times. Isso ia tirar tipo uns 90% dos jogos? Nem Candy Crush eu acho que escapava dessa. Outro senador não sabia a diferença de jogos eletrônicos e jogos de azar.

A câmara dos deputados então resolveu andar com suas próprias ideias de regulamentação, e está também engatinhando porque embora tenham conversado com representantes do setor, muita gente que é profissional dos eSports não concorda com nenhuma interferência política, não quer nenhuma confederação e acha que estão bem organizados do jeito que está.

Sendo um mercado mundial de previstos 180 bilhões de dólares para 2021, dá pra entender porque tem tanta gente interessada. Até a Intel, que está no pé do COI para colocar e-Sports nas Olimpíadas, o que não deve ser conversado antes de 2028. Se virar, vai precisar estar regulamentado, sim.

5G nas capitais até o meio de 2022

Brasil terá 5G em todas as capitais nacionais até julho de 2022, diz Ministro

Aproveitando que estamos vibe Brasil, vamos logo para o 5G e me livrar disso. É rapidinho, parece até notícia repetida. De novo, o ministro das comunicações afirmou que até julho de 2022, todas as capitais do país terão 5G rodando.

Falou que dia 18 de agosto, cravado, o TCU vai votar as coisas lá do edital e que o Brasil já está pronto para trabalhar com o 5G. Isso eu quero só ver. Segundo ele, todo o dinheiro arrecadado no leilão vai para investimentos de infra-estrutura, não vai ficar nada com o Governo.

Ele finalizou dizendo que logo vamos estar pagando bem caro pelo 5G. Mentira, isso ele não disse não, mas eu quis colocar alguma coisa impactante e nova.

China quer carregadores sem fio abaixo de 50W

China irá proibir uso de carregadores sem fio com potência acima de 50W

Do Brasil para a China. Por lá, o governo está querendo limitar os carregadores sem fio a 50W. Exato, enquanto tá todo mundo correndo, com números cada vez maiores no carregamento, pra que seja mais e mais rápido, tem alguém querendo cortar as asinhas dessa moda.

Por mais que a restrição fique só naquele país, pode se transformar em tendência rapidamente. A Sra. China não explicou o motivo disso, mas supõe-se que seja pela segurança, já que esses negócios podem se transformar em bombas surpresa rapidamente, ou ainda pra deixar as tecnologias mais eficientes.

Imagina um bilhão de chineses com seus carregadores de 300W gastando energia com isso. Tudo fica diferente quando você fala de bilhão de pessoas.

Xiaomi mostra seu cão-robô CyberDog

CyberDog is a new ominous-looking robot from Xiaomi
Xiaomi anuncia o CyberDog, um cão-robô inteligente e de código aberto

E já que chegamos na China, continuemos por aqui. A Xiaomi está ajudando no fim da humanidade mostrando sua versão de cães robôs. Não, não são aqueles bonitinhos que o Japão costuma mostrar. É daqueles com ar de “vou te matar” na revolução das máquinas, que nem faz aquela empresa famosa, a Boston Dynamics.

Segundo a Xiaomi, o CyberDog vai servir para ajudar em tarefas domésticas, mas eu só consigo pensar nele correndo atrás de pessoas junto com o T1000 quando as máquinas dominarem tudo. Trate bem sua Alexa e sua Assistente do Google, elas podem ajudar você.

Ele vai responder quando for chamado, que nem um doguinho, só que de aço e muito forte, e vai ter um hardware robusto, cheio de sensores para encontrar e caçar hum… digo, desviar de obstáculos. Também vai rastrear objetos, seguir o dono e desviar de armadilhas. Nem vou comentar isso. Ah, ele vai ser de código aberto pra desenvolvedores criarem coisas pra ele. É isso.

Robôs assassinos precisam ou não de controle?

Rússia e EUA não querem que robôs assassinos sejam controlados por humanos

Seguindo no fim da humanidade, Rússia, Estados Unidos e outros países estão dando um empurrãozinho extra nisso. A ONU está discutindo a necessidade de robôs assassinos (sim, esse é o nome que você ouviu) precisarem ou não de controle humano.

Países que super investem em guerra, como esses aí tipo Rússia e Estados Unidos, acham que não precisa disso. Eles afirmam que mais controle deixaria os robôs sobrecarregados e que eles já têm algoritmos super precisos e avançados que já sabem diferenciar civis de soldados, inimigo de amigo… você confia nisso? Hehe nervoso.

E aí tem países que querem proibir totalmente esses robôs, outros que acham que precisa de controle humano, sim, e organizações que acham indigno uma pessoa ser morta por robôs e que a decisão de alvejar alguém por algoritmos pode corroer nossa humanidade. Pois é.

Twitter confirma que algoritmo é racista e sexista

Twitter’s photo-cropping algorithm prefers young, beautiful, and light-skinned faces
Competição do Twitter confirma que algoritmo de fotos é racista e sexista

Vamos então falar de como os algoritmos estão indo bem no rolê.Um tempo atrás subiu uma polêmica no Twitter. Quando as pessoas postavam fotos grandes, o Twitter destacava só um pedaço de forma automática. Só que o algoritmo que fazia isso sempre priorizava pessoas brancas em detrimento de negras, entre outros.

Eles estudaram isso por alguns meses, e até fizeram uma competição com prêmio em dinheiro pra quem ajudasse eles a descobrir mais sobre isso. Um pesquisador demonstrou que não apenas negros ficam de lado, mas também idosos, mulheres, pessoas com beleza fora do padrão e com pele estragada. Um perfeito algoritmo extremista.

O algoritmo muitas vezes se desenha sozinho, com aprendizado de máquina, mas ele vai se aprimorando com informação que pega das próprias pessoas. Desenvolvedores no geral são homens brancos, as pessoas na internet também não são o melhor exemplo, e está aí o grande problema, de onde o algoritmo pega exemplos para aprender.

Agora imagina um algoritmo desses em um daqueles robôs assassinos, escolhendo atirar em quem menos merece destaque? Pois é.

EUA quer conserto de iPhone mais fácil

Lei dos EUA quer tornar o conserto do iPhone mais fácil e barato

E agora, nosso amigo Direito de Reparo. O Governo Biden resolveu que vai implicar com a Apple no que puder, e isso pode beneficiar quem tem iPhone. O Governo dos Estados Unidos quer que o FCC, que é tipo a Anatel deles fique de olho também no mercado de conserto de smartphones.

O Direito de Reparo é uma iniciativa civil para que empresas deixem mais fácil consertar todo tipo de produto, fornecendo peças, manuais e permitindo que mais assistências tenham esse conhecimento, ou até mesmo um usuário comum. E é isso que o governo quer que a Apple faça.

A ideia é que a Apple não apenas forneça manuais, peças para todos e softwares de diagnósticos para oficinas menores, mas também deixe o projeto dos seus aparelhos mais simples, mais fáceis de serem consertados.

Isso é bem polêmico, porque podemos perder coisas como uma certificação IP, mas também ajuda a ter inovação em uma nova área na tecnologia, a de durabilidade, facilidade de manutenção e um atraso na obsolescência programada.

Se rolar mesmo, de alguma forma isso chega em partes por aqui, beneficiando muito mais do que um país. Espero que saia algo bom disso, e você?

A revolução dos anúncios está a todo vapor

Facebook is rebuilding its ads to know a lot less about you

Vamos encerrar com Facebook, e com boas notícias! Já trouxe aqui muitas notícias de mudanças em publicidade online, com Apple restringindo, Google querendo restringir e as pessoas mais atentas a essas coisas. Governos também estão de olho, regulando acesso a dados das pessoas, com coisas como a LGPD.

Para se adaptar a isso, o Facebook está colocando muitos engenheiros para simplesmente reconstruir seu sistema de anúncios, dando mais importância à privacidade.

Se o Facebook que é rei dos anúncios e de colocar anúncios específicos demais no seu Instagram está repensando isso, é um sinal claro de que estamos presenciando uma revolução na economia da internet, fundamentada majoritariamente em anúncios.

Assim como algumas iniciativas do Google, a ideia do Facebook é ter anúncios que saibam o menos possível das pessoas a quem são dirigidos.

12 cursos gratuitos para melhorar de vida

Facebook e Recode anunciam oferecimento de 12 cursos virtuais gratuitos

Finalizo com um bônus, que também tem a ver com o Facebook. Eles, junto com uma empresa chamada Recode, estão oferecendo 12 cursos virtuais gratuitos. E cursos bem interessantes, viu? Desenvolvimento de sistemas, Marketing Digital, Desenvolvimento de Games. Tudo com carga horária de 40 a 100 horas, bem completos.

Pra se cadastrar, só precisa ter mais do que 15 anos, nem precisa entender de tecnologia. Muito bom pra dar uma melhorada na formação e no currículo, talvez até começar a aprender sobre uma nova profissão. Só entrar em recode.org.br.

Agora sim, encerro por aqui. As notícias hoje foram se conectando, né? Uma foi puxando a outra, bem interessante. Talvez seja algo bacana pra colocar lá no grupo da sua escola, ou do trabalho. Compartilha lá! Sim, vou insistir com isso pra sempre, porque é isso que ajuda o EuTestei. Eu fico por aqui e até a próxima semana, tchau tchau.

*imagens de divulgação e/ou retiradas do unsplash.com.

--

--