5G NO BRASIL PEGANDO FOGO, CARRO VOADOR É FAKE: EuTestei News — Semana 38

Stella Dauer
Canal EuTestei
Published in
9 min readOct 1, 2021

--

Pra quem curte a novela do 5G, essa semana tiveram várias tretas e dramas, acompanhe! Tem também Apple resolvendo problemas e ganhando outros e um carro voador que é falso e você precisa saber!

Deixe seu comentário, opine sobre as notícias que gostar e as que odiar, mas não me xinga, rs. E se quiser ver mais do EuTestei, é só procurar eutestei ou eutesteibr por aí, que dá pra assistir, ver, ler e escutar EuTestei no YouTube, Instagram, TikTok, e podcasts, procura lá!! Bora pras notícias!

Carro voador dispara, mas não é carro de verdade

Embraer vende mais 100 carros voadores e ações disparam
Gol Linhas Aéreas anuncia frota de “veículos voadores elétricos” para o Brasil

Quero carros voadores aqui na minha mesa pra ontem! Não que eu vá andar em algum deles, mas não para de sair notícia disso e embora a gente tenha visto alguns testes, não tem nada realmente implementado.

Mas eu preciso esclarecer uma coisa bem importante. Todas essas notícias de carros voadores sempre falam com aspas esse nome, porque essas novidades não são realmente carros. O nome é eVTOL, e é uma sigla pra veículo elétrico com decolagem vertical. Veículo parece carro, mas não é, então não vai ter carro nenhum na minha mesa.

Esses veículos são legais, mas não são carros, então tem golpinho clickbait por aí. Eles são elétricos, prometem ser silenciosos e uma opção de mobilidade obviamente cara demais pra você experimentar pelos próximos 10 anos.

Enfim, as notícias da semana dão destaque pro Brasil. A Gol anunciou a compra de 250 desses veículos, enquanto a Embraer vendeu 100 dos seus modelos Eve e assim suas ações subiram 12% nos últimos dias. Só falta ser um carro de verdade, com rodassss.

Brasil no top 3 de uso de internet

Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e também o 3º que mais usa redes sociais

Semana passada falei de uma pesquisa que disse que muitos brasileiros não conseguem ficar mais do que 30 minutos longe do smartphone. Um outro levantamento mostrou que o Brasil é o segundo país que mais passa tempo na internet. São 10 horas e 8 minutos em média, quase metade do dia.

São 48 minutos a menos que o primeiro colocado, as Filipinas. E ficamos em terceiro no uso de redes sociais, 3 horas e 42 minutos por dia. Será que são todos minutos úteis? Será que são ao menos divertidos? Ou é comparação com gente que parece mais feliz e rico que a gente? Só ficamos atrás de Colômbia e Filipinas, mais uma vez. Países exemplos de desenvolvimento, assim como a gente.

Será que não é hora de gente repensar e tentar ajudar a cair nesses rankings?

Jovens são limitados no TikTok na China

TikTok parent ByteDance adds time limit for kids under 14 on its video app in China
China limita o uso do TikTok a 40 minutos por dia para menores de 14 anos

Falando em rede social e país, tem país que tá sim comprometido em baixar no ranking, mas não necessariamente de forma democrática. Depois de deixar menores de idade com apenas 3 horas de jogos por semana, a China agora reduziu o tempo de menores de 14 anos na rede social mais bombada do momento, o TikTok.

Agora, serão apenas 40 minutos por dia na plataforma, das 6 da manhã às 10 da noite. Essa não é nem uma notícia muito pesada, porque muitas redes nem permitem o uso por crianças com 13 anos ou menos, embora muitas não só usem como ainda são influencers. Além disso, 40 minutos por dia, pra quem tem que estudar e viver muito ainda parece um bom número.

Por fim, o “modo jovem” que tem a restrição ainda vai mostrar conteúdos educativos como museus, aprendizado e outros. O jovem vai amar, tenho certeza. E vai precisar de uma agenda pra saber qe horas pode acessar o quê.

MP avalia a regulamentação de criptomoedas

Ministério Público vai avaliar a regulamentação de criptomoedas no Brasil

Criptomoedas, falamos dela semana retrasada, onde eu resumi o que são. E certamente são um caminho sem volta. Por isso, governos do mundo todo já se mexem pra regulamentar o uso ou criar as próprias. Acredite ou não, o Brasil já está fazendo isso. “Já”.

O Ministério Público do Distrito Federal criou um grupo de trabalho para estudar melhor, consultar especialistas e aprimorar o conhecimento do governo e da sociedade sobre esses assuntos. Quando reunirem informações o suficiente, podem produzir relatórios que vão pautar e informar o Congresso, onde acontece a normatização do assunto. É uma notícia meio sem graça, mas é importante a gente entender pra quê serve cada coisa no governo.

Grande capítulo do 5G no Brasil!

Comissão do Senado deve se reunir para avaliar a implementação do 5G no Brasil
Blocos de 200 MHz podem ficar para trás durante o leilão do 5G, sugerem empresas
Promessa de levar o 5G para as capitais do Brasil até julho de 2022 é questionada por ministro do TCU

Você pediu, eles voltaram. Mesmo sem você pedir. Seus personagens preferidos, sua novela preferida. Anatel, TCU, Fábio Faria, políticos, confusão, tudo em… 5G no Brasil, sua trama da sexta feira. E no capítulo de hoje…

Enquanto sai o ET News de hoje, o conselho da Anatel está se reunindo pra discutir os detalhes do leilão, que teve o edital aprovado naquelas pelo TCU. A reunião tinha sido adiada pois um dos integrantes do conselho da Anatel achou que faltavam muitas explicações de como iam funcionar algumas coisas.

Logo começou também uma dramática briga por números. 200, 400 ou 800Mhz nas bandas a serem leiloadas? Oh, dúvida! Até nuestra conpañera Qualcomm entrou no rebu e disse que 800 era o ideal! A Anatel então respondeu: 800? Show, vamos fazer de 200, então, embora isso possa gerar menos arrecadação. Uma bagunça.

Operadoras menores de internet pelo país gritaram também! Elas alegam que cada um fala uma coisa, que ninguém chega a um consenso e que no final é capaz de pequenas cidades, com provedores mais modestos, ficarem de fora da festa da nossa influencer 5G. Mais uma vez, tem gente dizendo que, mesmo demorando demais, a pressa na aprovação vai ser ruim.

E enquanto o Ministro das Comunicações corria feliz pelo mundo de mãos dadas com o 5G, a volta do seu arqui inimigo se deu. Credraz do TCU, que já tinha xingado muito no Twitter o edital, dizendo que tava cheio de buraco e que isso ia ser preju pro Brasil mais pra frente, resolveu falar de novo. Para ele, 5G no Brasil até junho de 2022, como prometeu o ministro, é balela, que a previsão de antenas é pouca e o 5G ia ficar restrito a algumas capitais apenas, não ao Brasil todo. Será que Fábio Faria vai resolver isso? Não perca nosso próximo episódio de… 5G en Brasil.

Apple resolvendo problemas e arranjando outros

Sustentabilidade: nova caixa do iPhone 13 deve evitar a criação de 600 toneladas de plástico
iPhone 15 pode ter porta USB-C para atender exigências da União Europeia
EU proposes mandatory USB-C on all devices, including iPhones
União Europeia deve forçar fabricantes a usarem USB-C e vender celulares sem carregador

Quem já comprou um Motorola ou um LG barato, sabe: é tudo jogado dentro da caixa, espalhado, guardado em saquinhos. E tá tudo bem, você usa do mesmo jeito. Mas na hora dos aparelhos premium, todo mundo quer uma caixinha chique com tudo arrumadinho e bem apresentado.

No caso da Apple, isso significava um berço de plástico na caixa, pra deixar tudo bonito. APENAS pra deixar tudo bonito, usando montes de plástico. Ela aparentemente percebeu isso, sabe que o consumidor está cobrando mais consciência das empresas e tirou o plástico das caixas. Sim, isso é uma notícia real, e pode parecer boba, mas evita 600 toneladas métricas de plástico. Ainda falta muita coisa pra Apple ser a heroína da história, mas já é um começo.

Ainda assim, milhões de acessórios velhos e novos com a conexão Lightning podem ir pro lixo porque, mesmo a Apple não querendo, pode ser obrigada a usar USB-C em seus iPhones, já que uma lei está para ser aprovada na União Europeia. Tira de um lado, sobra do outro.

Robôs perigosos já existem hoje em dia

Os perigos da IA são mais sutis do que robôs armados, apontam especialistas

Vamos terminar com o trauma da semana. Quando pensa na revolução dos robôs, você pensa nos filmes de ficção científica, T1000 correndo atrás do Schwarzenegger, máquinas mortais? Bem, especialistas acham que o real perigo da Inteligência Artificial é outro, e bem mais sem graça. Mas ele já está entre nós!

Um relatório feito por especialistas de várias áreas analisaram a evolução das IAs, e viram como ela melhorou com o passar dos anos, processando melhor palavras em contexto e passando de uma coisa de laboratório para o meio da sociedade.

E os perigos, segundo eles, não são robôs armados matando pessoas, e sim o que já vemos hoje na internet. Deep fakes, usar rosto de pessoas em vídeos falsos, robôs usados em redes sociais para produzir notícias falsas e influenciar a opinião das pessoas e algoritmos que aprendem dados racistas são alguns exemplos. Isso te dá mais ou menos pesadelos?

Chegamos na hora das notícias ainda mais rápidas, e ainda sem um nome decente. O que temos pra hoje?

Após sucesso da SpaceX, Jeff Bezos e Richard Branson parabenizam Elon Musk no Twitter— Gente, o Richard Branson é amigo do Elon Musk, mas vocês conseguem perceber o veneno que é a venenosa do Bezos, que tá processando a SpaceX a torto e a direito, ir parabenizar o cara? Essa é da novela dos bilionários pra vocês.

Pesquisa revela que 89,7% dos brasileiros querem ter um carro elétrico— E eu acredito que outra pesquisa também iria revelar que 89,7% dos brasileiros gostariam de ganhar pelo menos 30 mil por mês pra poder pelo menos parcelar um carro elétrico que geralmente custa 250 mil aqui.

Netflix lança plano gratuito no Quênia com algumas limitações — Talvez em breve, você possa ver Netflix de graça, bastando ver alguns anúncios pelo meio dos conteúdos. isso é muito leg… pera, isso não é a mesma coisa que a TV aberta da qual a gente estava fugindo?

Crise do hardware piora e prazo de espera por semicondutores chega a 21 semanas— Sim, o título já diz tudo. Se você está querendo um carro zero e vê a espera de até seis meses pra ter o seu, imagina ter que esperar 4 meses para ter um gadget? Talvez seu carro leve tanto tempo pra sair pelo mesmo motivo.

Microsoft libera versão atualizada de app que verifica compatibilidade de PCs — Exato! Agora você já pode conferir oficialmente que seu computador não tem o TPM 2.0 e não vai poder ter o update oficial, parabéns!

Essa semana tinha muita coisa interessante, foi difícil parar por aqui! O que vocês gostariam de ver no EuTestei News? Entra no nosso grupo do Telegram e manda notícias por lá, vou adorar agradecer aqui no vídeo da semana quem sugeriu coisas! Ficamos por aqui, até a próxima semana! Tchau tchau!

*imagens de divulgação e/ou retiradas do unsplash.com

--

--